sexta-feira, 12 de maio de 2017

proteger as aves aquáticas e seus habitats é um dever para a humanidade.- Francisco Wambar

As aves têm um papel importante nos ecossistemas, são indicadores de saúde ambiental e da existência de recursos pesqueiros, assim como participam na regulação da dinâmica dentro da cadeia trofica. assegura Francisco G. Wambar Director Executivo da ODZH Organização para a Defesa e Desenvolvimento das Zonas Húmidas na sua alocução alusivo as comemorações do dia mundial das aves migradoras.
mesa que presidiu a cerimonia 

Por seu turno o Representante da UICN, Nelson G. Dias o dia deve servir de inicio do processo a volta das zonas húmidas que estão ameaçadas.
Já Mário Dias Samy presidente da Comissão parlamentar para Agricultura, Ambiente, Pescas e Recursos Naturais igualmente Presidente da Rede parlamentar para o ambiente e Desenvolvimento durável, o mundo está em constante mutação pelo que todo o esforço para preservar é pouco. 
Pierre Campredon foi um dos oradores e trouxe para e reflexão:

Implicações para a conservação
• Porque “o seu futuro será também o nosso” ?
As aves são indicadoras da saúde dos ecossistemas; polinizadores, regulam populações de insectos, etc…
Potencial para o ecoturismo: observação de aves gera 13 biliões de USD/ano na América do Norte, Central + Afrique do Sul
Valor cultural/espiritual
• Em 127 espécies: 16 sp.↑ ; 36 sp. → ; 75 sp. ↓
• Gestão da flyway: a responsabilidade partilhada impulsionou os gestores destes sítios a trabalhar juntos a uma escala transnacional. A unidade de gestão é a flyway e convenções/acordos entre os países foram assinados neste sentido (CMS, AEWA por ex.)
• Necessidade de formação de observadores e investigadores
• A ter em conta nas políticas Sectoriais: agricultura, floresta e caça, educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário