sábado, 29 de abril de 2023

Economia azul só pode valer se tiver um impacto positivo em todas as partes interessadas, assegurou o Secretário Executivo da COMHAFAT a margem dum encontro em Tanger.

"Toda a governação só pode ser considerada boa quando o aspeto da transparência é respeitado. A economia azul só pode atingir os seus objetivos se for eficiente em termos ambientais, ecológicos, económicos e de melhoria dos rendimentos, da produção, melhorando todos os agregados conhecidos, mas também socialmente" Lembra Sr. Abdelouahed BENABBOU a frente do Secretaria das Conferências Ministeriais sobre Cooperação em matéria de Pesca entre os estados Africanos ribeirinhos do Oceano Atlântico, conhecido por (COMHAFAT).


Economia azul e sustentabilidade no contexto do ordenamento do espaço marinho foi tema dum workshop que decorreu nos dias 14 e 15 de Abril de 2023, em tanger no norte de Marrocos organizado pela Conferência Ministerial sobre Cooperação em matéria das pescas entre os Estados Africanos Ribeirinhos do Oceano Atlântico a COMHAFAT.

Um encontro que permitiu aos 22 países membros da instituição refletir sobre os mecanismos a implementar para conciliar a necessidade de continuar a explorar e beneficiar dos recursos haliêuticos, o respeito pelo ambiente, as exigências das alterações climáticas e a sustentabilidade da economia azul.

No final dos trabalhos, BENABBOU, Secretário Executivo da COMHAFAT, respondeu algumas questões dos Jornalistas em representação do OMPDA relativo aos resultados esperados do workshop.

Marcelie AKA e André Naoussi questionaram. 

Qual a importância do ordenamento do território no contexto da economia azul e das alterações climáticas?

Hoje, é do conhecimento geral que a economia azul é a saída dos Estados africanos para um crescimento sustentado em benefício de todas as populações. No entanto, acontece que temos potencial no continente e temos ativos. No entanto, estes ativos só podem dar frutos se forem devidamente explorados.

E, para isso, há um conjunto de constrangimentos a eliminar, nomeadamente para que possa haver coordenação ao nível das várias atividades que possam surgir no sector do mar, oceanos, zonas costeiras e rios de que abunda África.

Um dos instrumentos mais adequados para uma melhor coordenação é o ordenamento do território e marítimo, que é o único instrumento que parece hoje capaz de conciliar os diferentes interesses para o ordenamento espacial e temporal das atividades relacionadas com o mar, os oceanos, etc.

Nosso workshop de hoje visa aumentar a conscientização entre os principais parceiros e participantes do setor pesqueiro e outras organizações, como FAO, UNESCO, organizações sub-regionais de pesca, etc. Tivemos um painel de peritos que conseguiu mostrar a importância deste ordenamento do espaço marítimo e também mostrou como este planeamento pode ser implementado de forma adequada e corresponder às expectativas das pessoas.

Qual é o lugar das populações costeiras no ordenamento do território, sabendo que haverá conflitos de interesses durante o desenvolvimento?

O objetivo do planeamento é conciliar estes interesses, que são, à primeira vista, contraditórios. Mas, normalmente, é um órgão governamental como uma agência que deve reunir as partes interessadas no mesmo fórum para que possam expressar os seus desejos, as suas preocupações, e depois deve haver arbitragem objetiva para que possamos aproveitar ao máximo as oportunidades relacionadas com a economia azul.

Sabemos que dos dez países que ratificaram a Convenção 188 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), oito são costeiros, incluindo Marrocos. Mas a nível dos 22 países da COMHAFAT, que ratificaram a convenção?  Qual será o papel desta Convenção na implementação desta nova estratégia?

Um dos objetivos declarados do ATLAFCO é melhorar as condições de trabalho dos marítimos, mais precisamente dos pescadores.  Realizámos uma série de seminários de sensibilização para incentivar os Estados a ratificarem esta convenção. Mas, para além da ratificação, é necessária a implementação.

Um dos objetivos da economia azul é poder dar a estes trabalhadores os benefícios do seu trabalho, porque, na minha opinião, é um direito. Além disso, uma economia azul só pode ser considerada como tal se tiver um impacto positivo em todas as partes interessadas, incluindo os pescadores e os trabalhadores do setor.

Qual é a ligação entre a economia azul, o planeamento e a questão da transparência?

Toda a governação só pode ser considerada boa quando o aspeto da transparência é respeitado. A economia azul só pode atingir os seus objetivos se for eficiente em termos ambientais, ecológicos, económicos e de melhoria dos rendimentos, da produção, melhorando todos os agregados conhecidos, mas também socialmente.

A governação é uma das condições para o sucesso desta economia azul.  Portanto, se houver boa governação e se o aspeto da transparência for respeitado, seremos bem sucedidos. Caso contrário, há muito poucas hipóteses de conseguirmos alcançar uma economia azul que cumpra os objetivos que ela própria fixou.


Tendo em conta a baixa adesão dos Estados africanos aos instrumentos internacionais, quão otimista está quanto ao sucesso de tal iniciativa?

É realmente preciso ser otimista. Porque, se se é pessimista, não vale a pena começar a acreditar. Penso que temos de aumentar a sensibilização, de perseguir cortês para mostrar os méritos de aderir a este tipo de instrumentos internacionais.

Muitas vezes, é por desprezo, por falta de conhecimento.  De facto, surpreender-me-ia se fosse deliberado que as pessoas se recusassem a aderir a estes instrumentos internacionais.  É preciso continuar a sensibilizar, acredito nela e continuo a fazê-lo.

Para além das recomendações que são o primeiro passo na sensibilização, o senhor é uma instituição ministerial regional, e podemos imaginar que não tem meios de pressão direta sobre governos e decisores, mas pensamos que outra alternativa não seria a advocacia e uma comunicação mais intensa sobre medidas para os líderes acordarem?

Há sempre limites. Como Secretário Executivo, estou, portanto, apenas ao serviço de todos os Estados representados na nossa organização pelos ministros responsáveis pelas pescas. Mas é preciso dizer que temos um mandato em relação a este problema, por exemplo, para podermos encorajar os Estados a aderirem, tanto quanto possível, aos instrumentos internacionais relevantes.

Não são apenas os da OIT, porque estes são apenas um eixo que acaba de ser incluído no nosso plano de ação. É verdade que não podemos ir além da consciência e da persuasão, porque, em primeiro lugar, não temos os meios para fazer uma política muito mais agressiva.

Além disso, a ATLAFCO não é uma organização de gestão das pescas, ou seja, não emite recomendações vinculativas em relação aos Estados. Só pode recomendar, deixando aos Estados-Membros a liberdade de seguir ou não. É por isso que temos de ter os argumentos para melhor persuadir os Estados-Membros a seguirem as recomendações da nossa organização.


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