sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Dia mundia das zonas húmida


Declaração de Martha Rojas Urrego, Secretária-Geral da Convenção de Ramsar sobre os humedais por ocasião do Dia Mundial de Zonas Húmidas 2018.

As terras da terra são vitais para um futuro urbano sustentável, 4 bilhões de pessoas, cerca de metade da população mundial, vive hoje em áreas urbanas. Em 2050, este número deverá aumentar à medida que as cidades atraem cada vez mais pessoas à procura de emprego e um futuro melhor.
A urbanização é uma das principais questões do nosso tempo. Redefina completamente os lugares e os futuros estilos de vida da humanidade. Estima-se que o número de megacidades com mais de dez milhões de habitantes aumentará de 31 para 41 antes de 2030.
Uma população urbana em rápida expansão coloca enormes desafios para planejadores urbanos e gestores de cidades, cuja tarefa é garantir que as cidades ofereçam não só serviços básicos como habitação, transporte e água, mas também que eles são seguros, resilientes e respeitosos do meio ambiente.
Todos os anos, no dia 2 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial das zonas Humidas para aumentar a conscientização em torno do mundo da importância das zonas húmidas para a humanidade e o planeta. 
O tema deste ano, "Wetlands for a Sustainable Urban Future", destaca o papel fundamental das zonas húmidas na promoção da urbanização sustentável. As zonas húmidas urbanas são vitais e ajudam a tornar as cidades habitáveis.
Durante as tempestades, as zonas húmidas urbanas absorvem o excesso de chuva, limitando as enchentes e reduzindo os desastres e suas conseqüências financeiras. Sua abundante vegetação filtra as águas residuais domésticas e industriais, melhorando a qualidade da água.
As zonas húmidas urbanas fornecem cidades com água e fornecem espaços verdes para recreação e bem-estar humano.
O desenvolvimento dos assentamentos humanos é hoje uma grande preocupação para a conservação e o uso racional das zonas húmidas. Com o crescimento das cidades e as demandas mais prementes sobre a terra, há uma tendência a invadir as zonas húmidas.
Muitas vezes, eles são considerados áreas abandonadas usadas para despejar resíduos ou processadas para outros fins. No entanto, quando conservados e utilizados de forma sustentável, as zonas húmidas oferecem múltiplos benefícios econômicos, sociais e culturais. Estas são áreas valiosas, e não são desnecessárias, e devem ser integradas nos planos de urbanismo.
Incentivamos as cidades a adotar políticas e medidas para ajudar a conservar as zonas húmidas urbanas. E há muitos exemplos de cidades comprometidas com o uso sustentável de suas zonas húmidas.
Em outubro de 2018, por ocasião da 13ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção de Ramsar sobre os Humedais, que terá lugar em Dubai, recompensaremos as primeiras cidades vencedoras do rótulo "Wetlands City" credenciado pelo Convenção.
Esperamos que essas cidades pioneiras atuem como catalisadores e inspiram ações deliberadas preparando o caminho para a urbanização sustentável.
Juntos, comprometamo-nos a tornar as nossas cidades habitáveis ​​tomando medidas agora para manter, restaurar e preservar as zonas húmidas urbanas.
Feliz e feliz Dia Mundial dos Zonas Húmidas 2018!

Sem comentários:

Enviar um comentário