sábado, 2 de dezembro de 2017

tecnicos Guineenses capacitados para lidar com lixos hospitalares.

Trinta e cinco técnicos do hospital Nacional Simão Mendes e do Ministério do Ambiente receberam durante três dias  treinamento em gestão de resíduos sanitários. 
a formação de formadores é realizado no âmbito do projecto piloto sub-regional implementado e financiado pela convenção de Estocolmo que se preocupa com os POPS "poluentes Orgânicos Persistentes".
o projecto visa eliminar efeitos de lixos hospitalares na sub-região. o mesmo ainda só intervém no HNSM em Bissau maior hospital do país, mas que segundo o ponto focal da convenção Florentino Rofinho Cunha o Estado deve engajar-se pois a situação de lixo nos hospitais é muito preocupante, muitas pessoas vão aos hospitais ou Centros de saúdes e voltam em casa com outras doenças que não tinham decorrentes de má gestão de resíduos, pelo que se deve redobrar esforços para sua eliminação.
Durante os dias de trabalho houve várias secção de grupos de trabalhos com temas diferentes.
Participantes realizaram visitas ao hospital Simão Mendes foco do projecto e se inteiraram do funcionamento do Centro de tratamento de lixo onde com ajuda projecto foi instalado uma incineradora e dois auto-claves. para tratamento e eliminação dos POPs.
Também o ponto focal mostrou-se preocupado com mercúrio que ainda a sua convenção "Minamata" é uma incógnita.

Sem comentários:

Enviar um comentário