domingo, 16 de julho de 2017

As ilhas e ilhéus todas têm um ecossistema frágil- José Maria Cardoso Cassandra

O presidente do Governo Regional de Príncipe JMCC deixou ficar bem claro que o seu Governo tem tomado medidas a favor da protecção e educação ambiental que começou desde Ensino Básico e que estendeu progressivamente até os adultos nesta ilha e com muitas leis já bem definidas; para penalizar, intimidar e educar com a consciência de se obter ganhos e poupar mais a natureza do Príncipe.

"na verdade agora ninguém mais pega a tartaruga e as crianças têm horror de comer essa carne, já há quatro anos apostaram na campanha de plástico zero e já recolheram mais de 600 mil garrafas e dentro de dois anos o governo pretende diminuir a percentagem ao máximo, há 20 anos o mar chegava a 100 metros das Comunidades piscatórias e hoje esse mar já atinge as casas. Então se teve que reconstruir algumas residências mais para interior para fugir o mar. Existe uma dificuldade grande para as tartarugas desovarem na Praia grande devido a quebra do mar tem constituído uma subida cansativa para os referidos animais marinhos. Reconhece que há 10 anos desovava 100 ninhos e hoje produzem 1500 ninhos, travão na extracção abusiva de areia,".

O Presidente vê com bons olhos a participação do México e de Galisa no Congresso e garantiu que estão reunidas todas as condições para o início do Congresso com sucesso na segunda-feira.
Nesta mesma perspectiva José Cassandra desafia a imprensa a ser mais activa nas questões ambientais denunciando boas e, más praticas ambientais.
são mais de que 270 delegados, dentre quais 14 guineenses entre ele Mario Dias Samy diputado e Presidente da comissão parlamentar especializado para as areas de Ambiente, Turismo, Recursos Naturais, Pesca e Agricultura; acompanhado pelo Director da Autoridade de Avaliação Ambiental Competente Mario Biaguê, Director do IBAP Alfredo Simão Da Silva, Fernando Saldanha Presidente da rede Luso Guiné-Bissau e ponto focal, Niclau Mendes de ONG Palmeirinha e o Vice presidente da rede de Rádios de Africa Ocidental Para O Meio Ambiente igualmente membro de polo de competencia da agricultura ecológica de SWISSAID, ATS.

Sem comentários:

Enviar um comentário