terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A Natureza versos acções do Homem que resultados?

varela foto de ATS 12/2012
O avanço rápido das águas do mar provocado pelas alterações climáticas está a causar efeitos desfavoráveis e acelerada erosão pluvial na praia de varela, norte da Guiné-Bissau.
A situação contudo sendo fenómeno natural é também promovida pela má intervenção humana sobre o meio ambiente.
Certas habitações identificadas nesta área intertropical estão em risco de desaparecer daqui a pouco tempo pela força de desgaste costeira, segundo os técnicos ambientais.

O fenómeno está suscitar muita inquietação na zona, pois, na última campanha agrícola a situação se apresentou uma ponderação no cultivo, pior do que nos tempos passados. É visível que a consequência está atingir fortemente a segurança alimentar das populações residentes na área, exemplo concreto é a penetração das águas salgadas nas bolanhas, reflexo do avanço destravada do nível de mar.
O cenário, além de afectar a evolução turística, similarmente impulsiona a instabilidade nos ecossistemas marítimos.
Issa Indjai, ambientalista atento a situação na vila nortenha da Guiné-Bissau, revelou que os furos das águas, destinada ao consumo humano dos ocupantes da área, não escaparam o avanço sem trégua da água salgada.
O progresso socioeconómico sustentável deve constituir prioridade dos Governos de todo mundo. Essa imperatividade se justifica com a crise ecológica com consequências excessivas em todos níveis, mas com incidência maior sobre as economias mais fracas ou naturalmente os países pobres. A Guiné-Bissau não foge da regra, e nem deve dar ao luxo de abusar da sua biodiversidade que aliás, está sob persistentes ameaças das consequências de acções dos homens e dos efeitos opostos as mudanças climáticas.
Portanto, para que a ideia se realize de maneira durável, torna-se essencial associá-la aos princípios de prevenção, precaução, preservação e conservação dos recursos naturais, através da educação ambiental para a consciencialização dos homens, como disse Jan Luis Sanca, responsável de programa regional para educação ambiental.
Perante a realidade, Somos todos imprescindíveis na perspectiva de estabelecer um equilibrio entre os designios socio-económicos e ecológicos tendo como foco o desenvolvimento sustentável.

ASS: Djibril Iero Mandjam

Djibril Yero Mandjam o meu discípulo.) 

Sem comentários:

Enviar um comentário