terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

ATORES NACIONAIS REUNIDOS PARA ELEVAR O ARQUIPÉLAGO DOS BIJAGÓS AO SÍTIO DO PATRIMÓNIO MUNDIAL

Tiniguena e IBAP reuniram hoje com a equipa técnica internacional que está a proceder a preparação do dossier da inscrição do Arquipélago na lista do Património Mundial da Humanidade, sob coordenação da Casa de Ambiente e Cultura de Bolama-Bijagós.
Realizado na sede da Tiniguena e inserido nos esforços de consolidação das capacidades de gestão da reservada biosfera do Arquipélago dos Bijagós, o encontro teve como objetivo partilha de informações sobre o contexto, clarificação das delimitações do dom, apreciação de modelos de governança e mecanismos de apropriação nacional.
Em 2014 a região foi reconhecida como zona húmida de importância internacional, integrando as áreas marinhas protegidas no interior da Reserva da Biosfera.
Espera-se que os resultados desses trabalhos sirvam de base para maior robustez do dossier em elaboração e que o estado da Guiné-Bissau consiga mobilizar todos os atores implicados na promoção do desenvolvimento sustentável contribuindo para a salvaguarda e valorização deste valioso património.

Ass: Nereide Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário