O SECRETÁRIO-GERAL das Nações Unidas António Guterres alerta que a guerra é um negócio sujo. na sua mensagem ao mundo no dia seis do mês em curso demonstra claro repúdio as acções descontroladas sobre o ambiente.
A guerra é um negócio sujo. As colunas de fumo provenientes da queima de poços de petróleo, instalações industriais saqueadas, munições abandonadas e edifícios colapsados estão entre as características do conflito.
Seja causado pela luta ou por uma quebra no controle do governo, o dano ao meio ambiente tem consequências devastadoras para a saúde e o bem-estar das pessoas. Não é um problema novo, mas é um que pode durar décadas. Existem áreas da Europa que ainda são afetadas pela contaminação de metais pesados por munições usadas durante a Primeira Guerra Mundial.
Para sobreviver a um conflito e reconstruir suas vidas depois, as pessoas precisam de um ambiente saudável. Este proporciona comida, abrigo e trabalho. A sua gestão partilhada é uma via para os vizinhos manterem ou melhorarem as relações.
Este Dia Internacional para Prevenir a Exploração do Meio Ambiente em tempo de Guerra e Conflito Armado é uma oportunidade para reconhecer o meio ambiente como mais uma vítima da guerra. É também uma oportunidade para tomar medidas para reduzir os danos colaterais dos conflitos e proteger os recursos naturais que são tão cruciais para o desenvolvimento sustentável. As Nações Unidas estão empenhadas em proteger o meio ambiente como um pilar essencial da paz, da segurança e do desenvolvimento sustentável.
Sem comentários:
Enviar um comentário