As organizações da sociedade Civil e publicas estão cientes da necessidade de uma transição da agricultura convencional para agricultura de base ecologica, o que permite um sistema mais sustentável para a pequena propriedade agricola.
A Acção Ianda Guiné Hortas! sob Financiamento da União Europeia implementado pelo Essor e Asas de Socorro no Sector autónomo de Bissau desde 2019, mediante a metodologia de Formação Agrícola Participativa (FAP) baseado na agro-ecologia formou 1400 horticultores/as em boas praticas agro-ecológicas cujo mais de 98% sao mulheres.
Neste sentido os atores interveniente no setor iniciaram uma reflexão transversal sobre o interesse de trabalhar em conjunto para implementar o Sistema Participativo de Garantia (SPG) em Bissau.Assim sendo, elaboraram um Manual de Procedimento/Funcionamento de SPG (Sistema Participativo de Garantia) que serao objeto de discussao e aprovação de na proxima sexta feira.
Igualmewnte será criados Comités de Ética e de verificaçãodo SPG, na quilo que será a primeira assembleia de SPG na Guiné-Bissau.
Estaram presentes na assembleia ONGs Produtores/as Consumidores e Instituições publica.
Sem comentários:
Enviar um comentário