sábado, 27 de janeiro de 2024

economia integrada deve basear-se no investimento contínuo no sector da pesca marítima”

Economia azul: Monróvia e Rabat unem esforços na avaliação dos recursos haliêuticos na República da Libéria.


No âmbito de uma missão de avaliação dos stocks pesqueiros nas águas liberianas, o navio científico “Hassan Marrakchi” chegou à capital liberiana (Bong Mines Wharf, perto do porto franco de Monróvia, na ilha de Bushrod), para iniciar a investigação em aplicação do acordo assinado em Casablanca em 7 de novembro de 2023 entre a marinha da Libéria, o setor pesqueiro e o Instituto Nacional de Pesquisa da Pesca Marítima de Marrocos.
Esta campanha, lançada em 26 de janeiro de 2024, na capital da Libéria e colocada sob a supervisão da Conferência Ministerial sobre Cooperação Pesqueira entre os Países Africanos Ribeirinhos do Oceano Atlântico (COMHAFAT), visa avaliar os stocks de peixes nas águas da Libéria e fornecer informações técnicas apoio à investigação científica.
O lançamento ocorreu na presença do Ministro da Agricultura, Pescas, Desenvolvimento Rural, Águas e Florestas, Mohamed Siddiqi, na presença do Ministro das Pescas da Libéria, Sr. Abdelwahid Benabo, secretário executivo do COMHAFAT, de Sidi Timoko Touré, da Costa do Marfim. Ministro dos Recursos Animais e Pesqueiros, e Abdelmalek Faraj, Diretor Geral do Instituto, Centro Nacional de Pesquisa Pesqueira, e vários funcionários liberianos.

Esta campanha, lançada em 26 de janeiro de 2024, terá a duração de duas semanas, e o navio científico “Hassan Marrakchi” realizará uma avaliação dos stocks nos nove condados costeiros da Libéria, começando pelo Grand Cape Mount. 

COMHAFAT, parceiro privilegiado


Como parceiro, o COMHAFAT elogiou esta iniciativa das autoridades liberianas e marroquinas. Para o seu Secretário Executivo, Abdel Wahed Benabou, “Esta campanha é de vital importância para conservar e gerir de forma sustentável os preciosos recursos marinhos deste país. Esta grande iniciativa, de acordo com as disposições do acordo da nossa organização regional comum, COMHAFAT, foi possível graças à generosidade das autoridades marroquinas, que disponibilizaram o seu novo navio de investigação.”

Quanto a Timoko Touré, Ministro dos Recursos Animais e Pesqueiros da Costa do Marfim e atual presidente do COMHAFAT, saudou “a iniciativa de cooperação entre o Reino de Marrocos e a República da Libéria, considerando-a como um exemplo de parceria Sul-Sul, sublinhando que “ A gestão sustentável das nossas pescarias marinhas começa com um melhor conhecimento do estado dos nossos recursos e do seu potencial de pesca. » E a variabilidade do ambiente marinho.

Acrescentou que "a iniciativa reflecte também o nível de cooperação Sul-Sul e o compromisso de preservar os oceanos para as gerações futuras, como um importante passo em frente no sentido da pesca responsável e da gestão informada dos recursos marinhos, e uma verdadeira oportunidade para celebrar a cooperação regional em no domínio das pescas, preservação dos recursos marinhos, dado que a Libéria possui uma grande riqueza marinha que desempenha um papel económico vital.

“As nossas políticas devem basear-se numa investigação eficaz e dinâmica no domínio das pescas marítimas, o que constitui um objectivo prioritário para o desenvolvimento de estratégias viáveis para a sustentabilidade dos recursos pesqueiros nos nossos países”, procurou o actual presidente do COMHAFAT.
“A avaliação das unidades populacionais da Libéria baseia-se na investigação da pesca marinha. O marroquino deve inspirar outros países necessitados. “, concluiu.

Marrocos defende uma parceria Sul-Sul

Por seu lado, o ministro da Agricultura, Pescas, Desenvolvimento Rural, Águas e Florestas, Muhammad Seddiqi, “Esta economia integrada deve basear-se no investimento contínuo no sector da pesca marítima”, reflectindo assim as directivas reais que apelam ao desenvolvimento de uma economia integrada economia marinha para explorar o volume de recursos naturais do mar.

Fonte: https://www.pagesafrik.com/
Wilfred Lawilla D.

Sem comentários:

Enviar um comentário