a obra visa proteger o meio ambiente e a saúde pública.
A instalação da unidade de reciclagem de resíduos plásticos, conta com apoio do Projeto de Gestão das Áreas Costeiras da África Ocidental (WACA ResIP).
Uma iniciativa que tem ajudado o país a proteger a zona costeira, combater a erosão e sensibilizar a população sobre questões ambientais.
Eliminar e promover a gestão sustentável dos resíduos plásticos em várias localidades da Mauritânia, especialmente em Nouakchott, a capital, onde o plástico representa cerca de um quarto do lixo produzido anualmente é um de objetivos, um problema que provoca poluição ambiental e riscos à saúde pública.A informação foi tornada pública na quarta-feira, 12 de novembro, pelo prefeito do Município de Sebkha, Ismaila Ba, durante um encontro com jornalistas e influenciadores digitais da África Ocidental, incluindo representantes da Guiné-Bissau, que se encontram em visita de trabalho ao país para destacar os resultados alcançados pela Mauritânia no quadro do Projeto WACA ResIP.
“Estamos a trabalhar, juntamente com o Projeto WACA, num programa de gestão de resíduos plásticos, com início previsto para 2026, que incluirá a construção de uma unidade de reciclagem e transformação desses resíduos”, explicou Ismaila Ba, na presença do Coordenador do Gabinete Regional de Apoio do WACA (WACA BAR), Mallé Diagana.
Além de anunciar a futura instalação da unidade, que permitirá à Mauritânia reduzir gradualmente os resíduos plásticos, o prefeito destacou também os apoios financeiros concedidos pelo Projeto WACA no combate às inundações, no apoio ao artesanato e nas atividades das pescas, especialmente voltadas para mulheres empreendedoras.
Em reação, o Coordenador Regional do WACA BAR, Mallé Diagana, sublinhou que a cooperação entre as partes tem contribuído significativamente para a sustentabilidade econômica das mulheres e jovens, reduzindo as dificuldades financeiras das famílias.
Apesar de o projeto já apoiar diversas atividades geradoras de rendimento, Diagana garantiu que o WACA continuará a trabalhar para conter a subida do nível do mar na zona costeira, a fim de prevenir inundações e reforçar a resiliência ambiental da Mauritânia.
No terceiro dia da visita, além do Município de Sebkha, os profissionais da comunicação social visitaram também o Município de El Mina, onde se reuniram com a vice-prefeita, Abu Dia.
Em resumo, os dois encontros permitiram partilhar experiências sobre gestão costeira, combate à erosão, prevenção de inundações e gestão de resíduos plásticos, desafios comuns enfrentados por vários países da África Ocidental.
O principal objetivo desta visita dos jornalistas e influenciadores digitais à Mauritânia é aumentar a visibilidade dos resultados do programa WACA ResIP, com destaque para as ações de proteção costeira e as atividades geradoras de rendimento que promovem o desenvolvimento sustentável na sub-região.
Nouakchott, 13 de novembro de 2025


Sem comentários:
Enviar um comentário