As Atividades Geradoras de Receita (AGR), apoiadas pelo Projeto de Gestão das Áreas Costeiras da África Ocidental (WACA ResIP), entre elas cooperativas hortículas alcançaram sustentabilidade econômica na Mauritânia, através do aumento da produtividade e fortalecimento de práticas agrícolas mais eficientes.
No âmbito deste programa, jornalistas e influenciadores digitais da África Ocidental, incluindo representantes da Guiné-Bissau, que se encontram em visita à sub-região, visitaram na terça-feira, (11.11), as cooperativas Etweivililet e Elgareh, dedicadas ao cultivo de palmeiras e à horticultura comercial, na cidade de Bénichab, localizada na região de Dakhlet Nouâdhibou, Mauritânia.
Apesar de estar localizada longe da capital Nouakchott, Bénichab destaca-se pelas transformações positivas na vida da comunidade local, impulsionadas pela comercialização de produtos derivados do óleo de palma, colhidos durante todo o ano.
A visita de cinco dias à Mauritânia, que reúne profissionais da comunicação social e criadores de conteúdos digitais, é organizada pelo Gabinete Regional de Apoio do WACA (WACA Regional Implementation Support Unit). O principal objetivo é aumentar a visibilidade dos resultados do programa, em especial no que toca às ações de proteção costeira e às atividades geradoras de rendimento.
Os trabalhos da visita prosseguem nesta quarta-feira, com encontros matinais nas Prefeituras de Tevragh Zeina e Sebkha, ambas situadas em Nouakchott. No período da tarde, os jornalistas e influenciadores digitais irão visitar o município de El Mina.
A Guiné-Bissau está representada nesta missão, que termina na sexta-feira, 14 de novembro, por Udimila Queta, Alison Cabral e Isamara Gomes.
Por: Alison Cabral “AC", jornalista freelancer, multimédia, ativista ambiental e defensor dos direitos humanos
Nouakchott, 12 de novembro de 2025
Sem comentários:
Enviar um comentário