A margem do atelier sobre a comunicação por uma economia azul durável e inclusiva na zona COMHAFAT que teve lugar em Fez Marrocos 26 e 27 de março 2024, O Ambiente GB conversou com a Patricia Mweene Lumba da UA que esteve presente no evento.
Lumba que é Sénior do escritório de gestão do conhecimento da União Africana - Gabinete inter africano para recursos animais.
Segundo ela "a conferência sobre a comunicação em economia azul é importante pois ressaltou o papel preponderante da comunicação na governança para alcançar os objetivos da economia azul.
A economia azul é um tema que incorpora variadíssimas ações a empreender desde Usos e costumes- cultura, turismologia, transporte, comércio, infraestruturas, cooperação e cooperativismo tudo podemos ver dentro do tema economia azul.
Dentro todas estas áreas mencionadas a comunicação joga o papel de mais importante pois sem o entendimento sobre o tema nada se pode fazer, e quem está melhor posicionado para ajudar a disseminar fazer chegar a informação junto das comunidades é a imprensa, ou seja através da comunicação.
Por isso, a parceira entre os meios de comunicação e as organizações de governança da economia azul.
Por outro lado se formos ver a estratégia para implementação do tema ela não pode avançar sem a comunicação. Mas também o jornalista Comunicadores têm que conhecer bem o tema para poder transmitir.
O conhecimento sobre as alterações climáticas, Biodiversidade, Pescas, ecossistemas entre outro temas ligados é indispensável.
Como disse a importância da mídia é imensurável, principalmente no que tange a interação e papel de cada um no processo.
Pelo que repito, os homens de imprensa devem ser capacitados ainda mais só assim poderiam desempenhar seus papéis cabalmente." Remata.
Sem comentários:
Enviar um comentário