No âmbito da implementação da sua política comum, a CEDEAO, através da sua Agência Regional para a Agricultura e com o apoio financeiro da Agência Francesa de Desenvolvimento e da União Europeia, apoia organizações nacionais, regionais e internacionais, centros de formação e investigação, escolas agrícolas e instituições públicas e privadas na realização de projetos inovadores no domínio das práticas agroecológicas, a fim de melhorar a segurança alimentar e nutricional na África Ocidental.
Trata-se de um programa mobilizador para a transformação sustentável da agricultura, no qual os agentes agro-pastoris e da pesca são encorajados a participar, a fim de encontrar e partilhar as melhores soluções e práticas relacionadas com o contexto.
Encontro de dois dia quer criar um Quadro Nacional de Concertação capaz de federar todos os atores ativos, públicos, privados e da sociedade civil, no campo da agroecologia.
- Colocar a Agroecologia no centro dos debates nacionais sobre a produção alimentar e o desenvolvimento da agricultura sustentável com base nas experiências e práticas inovadoras dos agricultores africanos.
- Defender junto das estruturas de decisão política (Parlamento, Governo, sociedade civil, comunidade internacional) a inclusão da Agroecologia nas políticas públicas;
- Desenvolver um plano de ação (roteiro) para a capacitação das partes interessadas, consulta regular, comunicação pró-ativa e defesa necessária da Agroecologia.
Sem comentários:
Enviar um comentário