quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
Natal não acaba hoje, mas o planeta sim! 🌳 Vamos fazer uma festa mais sustentável? Antes de comprar, pense: "Será que eu preciso mesmo disso?" Reduzir o desperdício é um presente para o futuro. Dê valor ao que realmente importa: momentos, experiências e o planeta! 💚 #MenosDesperdício #NatalSustentável #PlanetaEmPrimeiroLugar
chegando o fim do ano ee com croise climática.
A todos os leitores do blog "O Ambiente GB", desejo um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz, amor e esperança.
Que a reflexão e a conscientização sobre o meio ambiente sejam uma fonte de inspiração para vocês e suas famílias. Continuamos comprometidos em compartilhar informações de qualidade e relevantes sobre o meio ambiente na Guiné-Bissau e no mundo.
Agradeço a sua leitura e apoio. Desejo a todos um futuro mais sustentável e próspero.
Feliz festas e um Ano Novo cheio de realizações!
votos de o ambiente GB para si.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Professores de zonas insulares são capacitados.
Formação de Professores em Educação Ambiental na Ilha de Bubaque.
A educação ambiental é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. Ela permite que as pessoas compreendam a importância da proteção ambiental e adotem práticas sustentáveis em seu cotidiano. Com a realização dessa capacitação a ODZH reforça seu compromisso com a promoção da educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na Guiné-Bissau.
A formação é dirigida a 30 professores das ilhas mencionadas anteriormente, que atuam em diferentes níveis de ensino. Os participantes irão beneficiar de conhecimentos e habilidades práticas sobre educação ambiental, que poderão ser aplicadas em suas escolas e comunidades. para o efeito ela é realizada em formato de oficina, com sessões teóricas e práticas. Os participantes irão trabalhar em grupo, compartilhar experiências e desenvolver projetos de educação ambiental para implementar em suas escolas bem como nas suas comunidades.
A iniciativa é um passo importante para promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na Guiné-Bissau contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.
fotog. Otávio Semedo
sábado, 6 de dezembro de 2025
Plano Estratégico do Polo de Competência em agroecolocia em Discussão.
Decorre em Bissau durante todo o dia de hoje (06/12), no polivalente da SOS-Bissau, a discussão e validação do Plano Estratégico do Polo de competência em agroecologia.
No âmbito de consolidação do processo de institucionalização, passo fundamental para o reforço da sua missão, reuniu hoje sua assembleia geral para discutir o seu Plano Estratégico, que servirá como um roteiro para as atividades da organização nos próximos anos, visando consolidar o seu papel como ator de referência nacional na promoção da agroecoloca.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
Professores da futura reserva de biosfera em Capacitaçao
Sub auspicious da da Organizaçao para a Desfesa e Desenvolvimento das Zonas Humidas de Guiné-Bissau (ODZH) cojuvado com as parcerias de Wetlands internacional e Parceria Regional Costeiro e Marinho PRCM, 35 professores que lecionam na futura reserva recebem formaçao.
Durante quatro (4) dias professores do 1º e 2º cíclo que lecionam dentro do complexo Jeta, Pexis e Cacheu futuramente reserva da Biosfera sao reforçados suas capacidades pedagógicas voltado a educomunicaçao ambiental.
Açao justificada pela necessidade de reforçar e garantir a participação da nova geração no processo de conservação da natureza e prepara-los para futuro na governança ambiental. Tamnto quanto tornar as escolas um espaço aberto e de produção de conhecimento, aproveitando as potencialidades locais ao exemplo dos sistemas naturas da futura Reserva da Biosfera Jeta – Pecixe - Cacheu,
Desta capacitaçao por além de engajamento e a participação dos alunos docentes é esperado uma melhoria
significativa na didática pedagógica da educação e comunicação ambiental das
escolas envolvidas na Reserva de Biosfera Jeta-Pexis e Cacheu; que os
participantes sejam capazes de organizar e
realizar sessões de educação e comunicação ambiental com alunos das
escolas comunitárias envolvidas, o comprometimento dos professores com atividades de
educação e comunicação ambiental nas suas escolas, usando como
laboratórios os sistemas naturais comunitários como ecossistema costeiros
e sua biodiversidade.A educação ambiental como mecanismo de trocas de saberes, conhecimento para produção de novos conhecimentos e mecanismos de ação através do diálogo possibilita a difusão de uma nova visão mundo sobre os territórios comunitário e capaz de possibilitar uma nova governança e governabilidade no uso dos sistemas sociais para proteção das aves e seus habitats. E por constituir uma forma de ação cidadão ela convida a sociedade, para a construção dos territórios sustentáveis com base num sistema de aprendizagem multinível com base nas trocas mutuais que visam a gestão dos sistemas naturais como recursos comunitários, pelo que é tida como mecanismo para salvagurada dos escossistemas e biodiversidades em diferentes zonas.
fotografias #ODZH










.jpeg)

.jpeg)



