Mário Lopes Martins numa conversa para O Ambiente GB, O presidente da Comissão nacional fundiária explico em como a implementação da lei de terra pode ajudar na conservação da nossa floresta.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
"Kil ki di nos ten Balur" Slogan da TINIGUENA, Homenageia Augusta S. Henriques sua fundadora.
Em três dias dedicadas aos seus 31 anos a TINIGUENA celebrou, homenageou e agradeceu sua fundadora.
Foram três dias receados de eventos e atividades objetivando as contribuições e legado da Augusta Henriques na conservação e valorização do património natural e cultural na Guiné-Bissau.
Logo no dia 3 de junho realizou-se uma conferencia para ilustras as três grandes dimensões da Mulher que Ela é.
Isabel Almeida da ONG ALTERNAG lembrou Augusta na sua dimensão Associativa; Para nos lembrar da fundadora, na sua dimensão ambiental foi convidado Abílio Rachid Said encarregado de programas de Instituto da Biodiversidade e das áreas Protegidas- IBAP/Dr. Alfredo Simão da Silva; Já para sua dimensão educativa foi encarregue ao próprio Diretor Executivo da Tiniguena Miguel de Barros quem passou antes pelas escolas da mesma organização como membro da e até coordenador da Geração Nova da Tiniguena a GNT.
No segundo dia das celebrações a Tiniguena juntou cerca de duas dezenas de jovens lideres das associações juvenis numa roda de conversa com a homenageada aludindo transmissão de valores e de experiencias de luta e emancipação da menina.
Já para o dia do aniversário da organização dia 5 de junho, o evento teve igualmente três momentos marcantes:
Desde discurso na mesa dois Homens mais "forte" da casa o Presidente do Conselho de Administração e o Diretor Executivo todos frutos da GNT, hoje lideres, tratam se de Didier Samir Monteiro e Miguel de Barros respetivamente.
Intercâmbio entre comunidades da Rede Nacional das Áreas e Territórios de Património Autóctones e Comunitário
Visita de Intercâmbio entre comunidades da Rede Nacional das Áreas e Territórios de Património Autóctones e Comunitário de Guné-Bissau, Senegal, Guiné Conakry.
A Tiniguena participou nos dias 26 à 30 de junho, numa visita de intercâmbios no Senegal entre as comunidades guardiãs das APACs da Guiné Conakry e Guiné Bissau, com objetivo de contribuir para o fortalecimento dos laços das APACs dos países vizinhos por meio de sessões de intercâmbio, compartilhamento de experiências e desenvolvimento de planos de ação para criar ações conjuntas de advocacia.
As APACs contribuem para a melhoria dos meios de subsistência das comunidades, apesar das disparidades existentes entre elas nos níveis organizacional e funcional, daí a importância de organizar visitas para intercâmbios, entre as comunidades guardiãs, pois permitirá que as comunidades que são guardiãs das APACs dos países vizinhos acima mencionados aprendam e vejam outros modelos de governança.
Espera-se com esta visita de intercâmbio que as experiências e boas práticas das comunidades guardiões sejam capitalizadas e compartilhadas e que sejam desenvolvidos planos de ação de advocacia.
Esta ação é implementada pela Tiniguena em parceria com a Natural justice, com apoio financeiro da fundação MAVA, GEF_PNUD.
Pescado Guineense com mais qualidade.
Com propósito de melhorar a saúde publica Guineense no tocante a consumo do pescado nacional, a direção administrativa de porto de Bandim lançou uma campanha de sensibilização sobre o tratamento do pescado desde a forma de pescar ate o seu tratamento na terra, nomeadamente conservação e comercialização, anunciou o Diretor de serviço jurídico e contencioso da referida instituição Faustino Arlindo Seco Coiate de Pina, no âmbito de abertura da campanha de sensibilização sobre melhor forma de tratamento de pescados com duração quatro dias.
Bandim garante que a iniciativa vai estender para diferentes portos a nível nacional com o objetivo de formar e sensibilizar os atores que trabalham com os pescados.