11 de maio deste ano foi feita a primeira celebração anual do dia mundial das aves migratórias que tem como propositivo destacar a necessidade de preservação das espécies seus habitat, assim como incrementar a consciencialização global sobre as ameaças que as afetam. Foi neste âmbito que a organização para a Defesa e Desenvolvimento das Zonas se deslocou juntos de dois grupos de agricultores urbanos de Bissau nas suas zonas húmidas para falar da data.
Em 2024 o tema é «Proteja os insetos, proteja os pássaros» e destaca a importância dos insetos para as aves migratórias e as preocupações relacionadas com a diminuição das populações de insetos. Pretende-se com esta campanha, assinalar a necessidade de medidas proativas de conservação como a redução da utilização de pesticidas e fertilizantes e, sempre que possível, a mudança para a agricultura biológica. Outras medidas incluem a manutenção e ligação de áreas de vegetação natural que fornecem alimento e abrigo para aves e outras espécies, em paisagens agrícolas.
As duas datas foram proclamadas como Dia Mundial das Aves Migratórias em 2006 pelo Secretariado do Acordo sobre Conservação de Aves Aquáticas Migratórias da África-Eurásia, em colaboração com o Secretariado da Convenção sobre Conservação de Animais Selvagens da África-Eurásia.
Sem comentários:
Enviar um comentário