domingo, 14 de junho de 2020

Não é conveniente usar o local de N´gangan de Bass no sector de Safim para a deposição dos resíduos conclui estudos de impato ambiental.

É uma zona húmida, inundada pela água do rio, ora, inundada pela precipitação. Na época da chuva a área fica inundada, o que dificulta a extracção de calcário, logo, não é conveniente usar o local para a deposição dos resíduos, devido a quantidade da água de chuva. A inibição de actividade desenvolvida no sítio vai criar a insegurança alimentar para a comunidade, dificuldade de assegurar a escola dos filhos e problema económico. A proximidade de poços à esta área faz com que a filtração da água que nele ocorre serve para o abastecimento de aquífero que sustentam os poços e a área contribui para purificação da água. 


Segundo um estudo desenvolvido pelo grupo Universitário de Gestão Ambiental, (ACEMW), concluiu que o sítio é tido como fonte principal e/ou alternativo que satisfaz a necessidade completa de agregados familiares desta comunidade. No domínio de extracção de calcário, a maioria de indivíduos que realizam essa actividade são as mães. Então, tendo em conta ao nível do desemprego vigente na comunidade, as mães são actores principais na alimentação de família e conseguem fazer essa actividade devido a proximidade da área e de facilidade de extracção de calcário. O sítio por ser uma zona verde, a beira do rio, o clima oferecido por ecossistema deste sítio favorece a saúde da comunidade. Também, por ser uma zona com muitos lugares de realização de cerimónia tradicionais (fanado, “cansaré”, protecção de saúde das pessoas na comunidade e cerimónia de actividade agrícola), se pode realçar que o sítio possui um carácter muito sensível à qualquer intervenção que pode colocar em causa os componentes deste ecossistema (flora, fauna, solo, água, ar e outros ecossistemas especiais).

Outra conclusão desfavorável a transformação do local em vazadouro é da comissão inter ministerial que efectuou uma visita e produziu um relatório denominado: (Relatório de missão conjunta a futuro sitio de aterro sanitário e Safim datado de 13 de Abril último).
Este por sua vez nas suas conclusões relata que “os critérios dos quais levaram a escolha do sitio como mais ideal dos outros três estudos”, não se aplica, “se fomos aplicá-los hoje em dia, nunca mais vai ter as mesma condições que tinha em 2016, visto que o terreno foi vendido até na berma da pedreira”.

O relatório foi mais longe informar que caso “o sitio de Safim for valorizado (transformado em vazadouro), a semelhança ao de Antula, os impactos nefastos seriam muito mais graves de que aquele que foi provocado pelo vazadouro de Antula devido a sua situação geofísica”. O redactor aconselha na transformação do vazadouro de Antula em aterro controlado.






Sem comentários:

Enviar um comentário