quarta-feira, 3 de junho de 2020

Guião do debate radiofónico, alusivo à 05 de Junho 2020 dia mundial do Ambiente, na Guiné-Bissau.

Seja a diferença e mostre a importância do meio ambiente começando por quem estiver a nossa volta.

Como substituir o uso de plástico e ideias de iniciativas que ajudam o meio ambiente são cada dia mais procuradasATS-A Razão e a Verdade


1 Ameaças
2 Métodos de contenção
3 Situação actual
4 Oportunidades de mitigação

05 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente.
A data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo.

O objectivo é conscientizar as pessoas e organizações da necessidade crescente de cuidar do meio ambiente.

A realidade da poluição plástica nos oceanos, atmosférica e o aquecimento global levam até os mais cépticos a se importarem com a natureza.
A par de tudo mundo Guiné-Bissau celebra a data no contesto de COVID19.

Convidados, Justino Biai PhD, director geral do “IBAP-Dr Alfredo Simão da Silva”, Dr. Mário Biaguê Director da Autoridade de Avaliação Ambiental Competente, Engo Laurentino Rofino Cunha Director de Serviço de Centro de Resíduos e Produtos Químicos do Ministério do Ambiente e Biodiversidade; Guilherme Costa Inspector Geral do Ambiente e Aíssa Regalla de Barros Bióloga/Investigadora Coordenadora do Departamento de Monitoria e Seguimento das Espécies do IBAP.
1-   De acordo com os técnicos, mundo vive momentos difíceis em que a perda de Biodiversidade faz aumentar as zoonoses? (doenças que vem de animais selvagens)
2-   A preocupação mundial nos últimos tempos tende a aumentar face ao aumento de poluição atmosférica e marinha, como fazer frente contra esses fenómenos no país?
A boa notícia é que o Reino unido prevê o fecho de todos seus reactores nucleares até 2022
3-   Segundo Elizabeth Maruma Mrema, Secretário Executivo Interino da CBD que na sexta-feira 22 de Maio foi assinalada a data, sob o tema (Nossas soluções estão na natureza). “Apesar dos nossos avanços tecnológicos, somos completamente dependentes de ecossistemas saudáveis ​​e vibrantes para nossa saúde, água, alimentos, remédios, roupas, combustível, abrigo e energia” o que se pode subentender desta afirmação?
4-   A mesma assegura que o ano “2020 é um ano de reflexão, oportunidade e soluções, ocasião de reflectir sobre como podemos reconstruir melhor para aumentar a resiliência das nações, também poderá sinalizar uma forte vontade de se adaptar e de adoptar, estrutura ambiciosa de biodiversidade global pós-2020 que “dobrará a curva” da biodiversidade perda, para o benefício da vida na Terra?
5-   Antes durante COP25 de Madrid, Inger Andersen, Directora Executiva do PNUMA disse “2020 é um ano de urgência, ambição e acção para confrontar a crise que a natureza enfrenta; é também uma oportunidade de incorporar as soluções baseadas na natureza à acção climática global de modo integral”.

Por: Amadú Tidjane Sal
                                                                                                                                                                      Eco Jornalista

ATS-A Razão e a Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário