Mais de 6 milhões de euros (cerca de 4.000 milhões de FCFA), é o montante que a UE disponibiliza para o consórcio responsável pelo projeto Bissau Limpu.
com o projeto a União Europeia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável, a economia circular, a sustentabilidade ambiental e a governação local inclusiva e participativa.
Também representa uma contribuição significativa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e integra-se na nova estratégia de investimento da União Europeia e dos seus Estados-Membros para os países parceiros.
O projeto cuja lançamento previsto para amanhã 09/10 em Bissau é implementado por um consórcio de parceiros locais e internacionais incluindo as ONG ACRA, Mani Tese, RENAJ, ESTA’, Engenharia Sem Fronteiras e a Universidade Politécnica de Milão.
A Câmara Municipal de Bissau desempenha um papel essencial como beneficiário e parceiro central do projeto.
De referir que o mesmo trata-se de um projeto transformador e estruturante para a cidade de Bissau, que tem por objetivo melhorar significativamente a gestão dos resíduos sólidos urbanos e reduzir o seu impacto negativo na saúde pública, no meio ambiente e na qualidade de vida urbana, promover práticas de economia circular e a valorização dos resíduos sólidos urbanos, fortalecer as capacidades da Câmara Municipal de Bissau no seu papel central de gestão de resíduos, e aumentar a conscientização sobre boas práticas de gestão e triagem de resíduos, com especial foco na participação dos jovens, mulheres, sociedade civil e setor privado.