MENSAGEM NO DIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA
22 de maio de 2018
A rica variedade de vida na Terra é essencial para o bem-estar e prosperidade das pessoas no presente e para as gerações vindouras. É por isso que, há 25 anos, as nações do mundo aprovaram a Convenção para a Diversidade Biológica. A Convenção tem três objetivos: a conservação global da biodiversidade, o seu uso sustentável e a distribuição equitativa dos seus benefícios. Atingir esses objetivos é essencial para atingir as nossas metas de desenvolvimento sustentável.
Proteger e restaurar ecossistemas e garantir o acesso a serviços ecossistémicos é necessário para a erradicação da pobreza extrema e da fome. Também precisamos de reduzir a desmatação e degradação da terra e o aumento dos estoques de carbono em florestas, terras secas, pastagens e terras agrícolas para mitigar a mudança climática. Além disso, proteger a biodiversidade de florestas e bacias hidrográficas suporta o abastecimento de água limpo e abundante.
Estes são apenas alguns dos benefícios da biodiversidade. No entanto, apesar desse entendimento, a perda de biodiversidade continua em todo o mundo. A resposta é intensificar esforços e construir sucessos.
Este ano, os estados Partes da Convenção começarão a trabalhar num novo plano de ação para assegurar que, até 2050, a biodiversidade seja valorizada, conservada, restaurada e usada com sabedoria para o benefício de todas as pessoas. O mundo inteiro precisa se unir a esse esforço. Neste Dia Internacional da Diversidade Biológica, peço aos governos, empresas e pessoas em todos os lugares que ajam para proteger a natureza que nos sustenta. O nosso futuro coletivo depende disso.
Fonte: UNIOGBIS.